Act Ramo Moinho banner

img VCV barra lateral3

POSTER ODS imagem txt4

 

Em 2015, na cimeira do desenvolvimento sustentável das Nações Unidas (ONU), foram fixados, por 193 países, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030.

Estes objetivos fazem parte da nova agenda de ação até 2030, que se baseia nos progressos e lições aprendidas com os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) entre os anos 2000 e 2015.

 

O que mudou com os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio até 2015?

É consensual que houve muitos avanços com os ODM. Por exemplo, a percentagem da população mundial que vive com menos de 1,25 dólares (1,11 euros) por dia caiu de 47% para 14%. Nos países em desenvolvimento, a subnutrição diminuiu de 23% para 13%, o número de crianças na escola primária subiu de 83% para 91%, e a população que vive em bairros de lata reduziu-se de 39% para 30% (ONU, 2015).

 

E como vai ser o pós-2015?

Os novos objetivos de desenvolvimento sustentável até 2030 não vão apenas corrigir o que não foi resolvido até 2015 – como a fome e a pobreza – mas também ir mais além e tocar noutros temas da humanidade. O roteiro pós-2015 vai desde as energias renováveis às mortes nas estradas, do trabalho infantil à regulação da banca, dos desastres naturais aos subsídios à pesca.

 

E quais são então os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030?

São 17 objetivos, sendo que cada um apresenta várias metas num total de 169 metas.

De seguida apresentamos todos os objetivos e o exemplo de uma meta para cada um.

 

Objetivo 1: Erradicação da pobreza

Ex.Até 2030, reduzir pelo menos para metade a percentagem de homens, mulheres e crianças, de todas as idades, que vivem na pobreza, em todas as suas dimensões, de acordo com os padrões nacionais.

           

Objetivo 2: Erradicação da fome

Ex. Até 2030, acabar com a fome e garantir o acesso a todas as pessoas, em particular os mais pobres e as crianças, de uma alimentação de qualidade, nutritiva e suficiente durante todo o ano.

         

Objetivo 3: Saúde de qualidade

Ex. Até 2030, reduzir a um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis através da prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar.

 

Objetivo 4: Educação de qualidade

Ex. Até 2030, garantir que todos os rapazes e raparigas completam o ensino primário e secundário, o qual deve ser de acesso livre, equitativo e de qualidade, e que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.

 

Objetivo 5: Igualdade de género

Ex. Acabar com todas as formas de discriminação contra as raparigas e jovens mulheres, em todo o mundo.

 

Objetivo 6: Água potável e saneamento

Ex. Até 2030, alcançar o acesso universal e equitativo à água potável e segura para todos.

 

Objetivo 7: Segurança energética

Ex. Até 2030, aumentar substancialmente a utilização de energias renováveis.

 

Objetivo 8: Emprego digno e crescimento económico

Ex. Até 2030, alcançar o emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todas as mulheres e homens, inclusive para os jovens e para pessoas com deficiência, e ainda garantir remuneração igual para trabalho de igual valor.

 

Objetivo 9: Indústria, inovação e infraestruturas

Ex. Aumentar significativamente o acesso às tecnologias de informação e comunicação e oferecer acesso universal e a preços acessíveis à internet nos países menos desenvolvidos, até 2020.

 

Objetivo 10: Redução das desigualdades

Ex. Até 2030, capacitar e promover a inclusão social, económica e política de todos, independentemente da idade, género, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição económica ou outra.

 

Objetivo 11: Cidades e comunidades sustentáveis

Ex. Até 2030, garantir o acesso de todos à habitação segura, adequada e a preço acessível, e aos serviços básicos, e melhorar as condições nos bairros de lata.

 

Objetivo 12: Consumo responsável

Ex. Até 2030, garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e estejam sensibilizados para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza.

 

Objetivo 13: Combate às alterações climáticas

Ex. Reforçar a capacidade de adaptação a riscos relacionados com o clima e a catástrofes naturais em todos os países.

 

Objetivo 14: Proteção dos recursos marinhos

Ex. Até 2025, prevenir e reduzir significativamente todos os tipos de poluição marítima, especialmente a relacionada com atividades terrestres.

 

Objetivo 15: Proteção dos ecossistemas terrestres

Ex. Até 2020, promover a gestão sustentável de todos os tipos de florestas, travar a deflorestação, restaurar florestas degradadas e aumentar os esforços de florestação e reflorestação, a nível global.

 

Objetivo 16: Paz e justiça

Ex. Reduzir significativamente todas as formas de violência e as respetivas taxas de mortalidade em todos os lugares.

 

Objetivo 17: Parcerias para os objetivos

Ex. Fortalecer a mobilização de recursos internos, inclusive através do apoio internacional aos países em desenvolvimento, para melhorar a capacidade nacional para cobrança de impostos e outras fontes de receita.

 

 

E o que estão as Guias a fazer para contribuir para o sucesso destes Objetivos? 

A Associação Mundial das Guias trabalha em estreita ligação com as Nações Unidas e esteve presente na cimeira que fixou os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os vários projetos mundiais, nacionais ou locais contribuem para vários dos objetivos.

 

E tu, já pensaste como podes contribuir para alcançar estes objetivos? Na tua família, na escola e em patrulha, como poderás também tu fazer parte desta iniciativa?

Para saberes mais sobre cada um dos 17 objetivos e respetivas medidas, podes consultar o sítio da ONU em Português, aqui.

 

Mais informações:

Organização das Nações Unidas

Associação Mundial das Guias (WAGGGS)

Relatório sobre o cumprimento dos ODM, ONU 2015

Palavra aos Pais
Palavra aos Pais site mod1
O porquê de ter uma filha Guia.

Leia mais...

O Trevo
Capa Trevo 20
Jornal Oficial da Associação. 
Trevo - 2016 - 20ª Edição

 

Queres Ser Guia?

Formulário Queres Ser Guia

O Que Está A Acontecer
WAGGGS

wagggs

Av. Miguel Bombarda Nº 128, R/C Esq. 1050-167 Lisboa   |   Tel.: 217 938 227   |   Fax: 217 938 228   | 
Direitos de autor © 2017 Associação Guias de Portugal. Todos os direitos reservados.