guidista5

A cooperação entre jovens e adultas, dentro do Movimento, tem uma função prática, assim como ajudar a ultrapassar a sensação de um hiato de gerações.

Para muitas pessoas, o envolvimento no Guidismo é um compromisso para toda a vida. A Promessa que fizeram enquanto crianças é algo que lhes serve de directriz para o resto da vida. A vivência da Promessa pode significar, também, continuar a ser um membro activo do Movimento, transmitindo conhecimentos e experiência e ajudando as raparigas e jovens a crescer.

Apesar de as adultas fazerem parte do Movimento, o seu papel não deve estar no centro do Movimento, mas sim na periferia. O seu papel pode ser diferente tendo em conta a idade dos membros com quem elas trabalham. As mais novas, por exemplo, precisam de supervisão permanente, enquanto que as mais velhas apenas precisam de uma conselheira ocasional. A relação entre as jovens e as adultas é baseada na cooperação, em que o objectivo é encorajar a jovem a progredir no seu auto-desenvolvimento e no assumir de responsabilidades.

As raparigas olham para as suas dirigentes e absorvem os seus valores e as suas atitudes. Quando crescem, afastam-se das suas dirigentes, recorrendo a elas quando precisam ou têm problemas. Na adolescência, as raparigas começam a ter mais consciência da influência da cooperação com os adultos e da sua autoridade nas suas vidas e podem tornar-se rebeldes em relação às suas dirigentes.

O papel da Dirigente muda à medida que a rapariga cresce de um papel de confidente e ídolo, como é vista pelas mais novas, para um papel que pode ser visto pela adolescente como de interferência ou negativo. As Dirigentes devem, pois, estar atentas para que as raparigas mais novas tenham uma variedade de ‘boas’ influências nas suas vidas. Mais tarde, não devem reagir à ‘rebelião’ da adolescente tornando-se mais autoritárias ou indiferentes, mas sim proporcionando às raparigas a oportunidade de discutir os valores e as regras estabelecidos. Nesta fase, se houver razões válidas para aceitar valores ou regras diferentes, a Dirigente deve estar disposta a aceitar mudanças, garantindo que se mantêm no quadro de valores do Guidismo.

Partilhar esta notícia

Queres Ser Guia?

Formulário Queres Ser Guia

O Que Está A Acontecer
WAGGGS

wagggs

Av. Miguel Bombarda Nº 128, R/C Esq. 1050-167 Lisboa   |   Tel.: 217 938 227   |   Fax: 217 938 228   | 
Direitos de autor © 2017 Associação Guias de Portugal. Todos os direitos reservados.