guidista9

Como Movimento que promove o respeito e a tolerância pelos outros e a responsabilidade pelo mundo em que vivemos, a educação internacional é uma ferramenta essencial no Guidismo. Ao aprender como vivem as pessoas de outras culturas e religiões, a Guia adquire um entendimento e aceitação das diferentes formas de pensar e de viver, e ao estabelecer amizade com pessoas com diferentes backgrounds, ela é capaz de desenvolver um sentido de responsabilidade e um conhecimento da interdependência da sua vida em relação à vida dos outros.

As experiências internacionais podem acontecer durante uma reunião de patrulha, através de um contacto no bairro, ou num campo internacional, no estrangeiro. Na reunião de patrulha podem ser realizadas actividades que fomentem o contacto com outros grupos étnicos que vivem no bairro; instrui-las sobre religiões diferentes ou situações políticas; possibilitar-lhes o conhecimento das semelhanças e das diferenças entre culturas, etc. Ao participar em campos internacionais e outras actividades, ou ao acolher Guias estrangeiras em sua casa, a Guia passa de um ambiente do seu quotidiano para um onde as diferentes culturas coexistem. Isto estimula uma maior compreensão das diferenças e semelhanças que existem no mundo em que vivemos.

A educação internacional é cada vez mais importante num mundo que se tem tornado ‘mais pequeno’. Fazem-se, hoje em dia, muitas referências à aldeia global. As crianças estão a familiarizar-se com a tecnologia que lhes permite fazer facilmente contactos com outras pessoas no mundo inteiro. A educação internacional também é importante como uma forma de fortalecer a educação para a paz, como um dos principais objectivos do Guidismo.

Partilhar esta notícia

Queres Ser Guia?

Formulário Queres Ser Guia

O Que Está A Acontecer
WAGGGS

wagggs

Av. Miguel Bombarda Nº 128, R/C Esq. 1050-167 Lisboa   |   Tel.: 217 938 227   |   Fax: 217 938 228   | 
Direitos de autor © 2017 Associação Guias de Portugal. Todos os direitos reservados.