guidista2

Uma patrulha deve ser composta por 6 a 8 elementos a vários níveis de aprendizagem e/ou de diferentes idades, mas respeitando o seu grau de maturidade e afinidades próprias. Cada patrulha tem uma Chefe de Patrulha (CP), que é, na maior parte das vezes, o elemento mais velho ou mais experiente. A sua função é coordenar o trabalho da patrulha e formar os elementos mais jovens. A Chefe de Patrulha deverá ser eleita ou escolhida pelos membros da patrulha, como parte da educação no sistema democrático. A Chefe de Patrulha não é a única da patrulha a ter responsabilidades. Desde a sua entrada para o Movimento, cada associada deve começar a tomar responsabilidade por pequenos aspectos da vida da patrulha e das suas actividades, e, gradualmente, alargar e aumentar essa responsabilidade.

As principais características do Sistema de Patrulhas encontram-se ligadas ao facto de encorajar as jovens a aprender umas com as outras, de as ajudar a aprender a liderar, e de proporcionar um ambiente em que todas desempenham um papel e têm responsabilidades dentro do grupo.

Os proveitos educativos que se retiram deste sistema são vários e incluem, sem uma ordem especial, os seguintes: envolvimento - aprender fazendo, de uma forma activa; aprender com outras raparigas da mesma idade, num ambiente familiar e favorável, promovendo o espírito de grupo e a cooperação; desenvolvimento da atribuição, aceitação e partilha de responsabilidades; aquisição de capacidades de liderança; prática de competências democráticas, incluindo formas de tomada de decisão e sua implementação.

Partilhar esta notícia

Queres Ser Guia?

Formulário Queres Ser Guia

O Que Está A Acontecer
WAGGGS

wagggs

Av. Miguel Bombarda Nº 128, R/C Esq. 1050-167 Lisboa   |   Tel.: 217 938 227   |   Fax: 217 938 228   | 
Direitos de autor © 2017 Associação Guias de Portugal. Todos os direitos reservados.