Ramo aventura

aventura1

Idades: 10 aos 14 anos

Cor: VERDE cor da natureza

Símbolo: BÚSSOLA , que ajuda a encontrar o melhor TRILHO.

Estrutura: 6 a 8 Guias formam uma PATRULHA que reunidas com as restantes patrulhas constituem a ODISSEIA.

 

aventura2

Trilho:

trilho1

Um trilho começa sempre antes do sopé da montanha, onde a caminhada ainda é fácil. O nosso Trilho será composto por várias etapas. 
Agora que a Patrulha está organizada e já descobriu o trilho que vai seguir, a Guia está pronta para se lançar na sua PRIMEIRA AVENTURA.

trilho2

No mapa da Primeira Aventura, através das 5 Viagens, a Guia atravessa as Pontes, visita as Feiras e conquista os Castelos.

“Depois das aventuras vividas e das provas realizadas, a Guia saberá o que lhe é exigido para ser uma verdadeira Guia e poder fazer a Promessa, formalizando a sua entrada na Associação Guias de Portugal, e integrando a grande Família das Guias espalhada por todo o Mundo.

A Promessa que faz, empenhando a sua palavra de honra e comprometendo-se a aceitar e viver de acordo com os princípios fundamentais do Guidismo contidos na Promessa e na Lei, pautará a sua vida.”

Retemperadas as forças e com novo entusiasmo a Guia partirá para a ESCALADA.

E assim, irá aprender a reconhecer a pista de um animal através das suas pegadas, a consultar um horário de comboios, a conhecer as lendas e danças da sua região, a saber tratar queimaduras, a construir uma mesa com madeira e corda, a transmitir mensagens em Morse. Estas experiências preparam a Guia para ultrapassar os obstáculos que vão surgir, descobrindo também a maneira de ajudar as outras Guias da Patrulha a superar as dificuldades da subida da montanha.

trilho3

A Patrulha apercebe-se também que cada elemento tem mais vocação para desempenhar determinado género de tarefa, de acordo com as suas aptidões naturais, e assim, cada Guia desenvolve essas ESPECIALIDADES para as colocar ao serviço da Patrulha. Uma será a Escritora, outra a Papa-Léguas, outra a Socorrista, outra a Astrónoma …

O cume da montanha está cada vez mais próximo, mas o esforço mantém-se, pois para o atingir e avistar o HORIZONTE é necessário um domínio total das técnicas e conhecimentos mais aprofundados nos temas da progressão.
Finalmente a Patrulha está preparada para desfrutar o que se lhe depara: um imenso mar azul onde a espera uma belíssima Caravela.

trilho4

Partilhar esta notícia

Queres Ser Guia?

Formulário Queres Ser Guia

O Que Está A Acontecer
WAGGGS

wagggs

Sabias que?

Podem estrelar-se ovos dentro de cascas de laranja nas brasas?

Av. Miguel Bombarda Nº 128, R/C Esq. 1050-167 Lisboa   |   Tel.: 217 938 227   |   Fax: 217 938 228   | 
Direitos de autor © 2017 Associação Guias de Portugal. Todos os direitos reservados.