Vozes contra a Violência (Voices against Violence) é uma iniciativa da Associação Mundial das Guias (WAGGGS) com o objetivo de promover à escala global um movimento de reflexão e de mudança de comportamentos em torno do tema da violência sobre as raparigas e jovens mulheres.

Com esse objetivo, a WAGGGS desenvolveu, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), um programa educacional específico sobre este tema, que até ao ano de 2020 será implementado junto de mais de cinco milhões de crianças e jovens de todo o mundo.

A Associação Guias de Portugal é também parceira desta iniciativa, estando empenhada na sua disseminação, desde logo por via da formação das suas dirigentes, responsáveis por liderar a implementação do programa Vozes contra a Violência nas várias regiões do País, quer pelo consequente envolvimento de todas as suas associadas, famílias e comunidade em geral na defesa dos direitos das raparigas.

Alinhada com a missão das Guias, de proporcionar às raparigas e jovens mulheres a oportunidade de desenvolverem plenamente o seu potencial como cidadãs universais responsáveis, a implementação deste programa assenta na capacitação das raparigas e jovens mulheres de forma a conseguirem mais facilmente identificar as diferentes formas de violência, a entender as suas causas, a reconhecer os seus direitos e a adquirir as capacidades e a confiança necessárias para serem agentes ativas na reivindicação desses direitos.

Estima-se que sete em cada 10 raparigas em todo o mundo experienciam algum tipo de violência ao longo da sua vida. As raparigas e jovens mulheres são particularmente vulneráveis à violência, que ocorre na esfera privada e pública e assume muitas formas, incluindo a violência no namoro, o bullying, entre outras. Em Portugal, 85% das vítimas de violência doméstica são mulheres, na sua grande maioria sendo o autor o próprio parceiro.

 

O PROJETO STOP THE VIOLENCE

A iniciativa Vozes contra a Violência integra um projeto mais vasto lançado em julho de 2011 pela WAGGGS em parceria com a ONU, designado de “Stop the Violence, speak out for girls rights” (Vamos pôr fim à violência defendendo os direitos das raparigas), que tem por grande objetivo acabar com os vários tipos de violência contra raparigas e jovens mulheres em todo o mundo.

O projeto intervém a vários níveis e junto de vários públicos, conciliando iniciativas de âmbito mais alargado, como sejam campanhas de sensibilização e a disponibilização de recursos sobre o tema da violência sobre as raparigas e jovens mulheres, com a produção de conhecimento e investigação e o exercício de influência junto dos agentes e decisores políticos nestes domínios.

É também neste contexto que o programa educacional “Vozes contra a Violência” se apresenta como uma peça fundamental, na medida em que permitirá uma implementação consistente do projeto no terreno e a sua disseminação a uma escala mais local.

 

Para que todos juntem a sua voz contra a violência.

 

 

Para saber mais, clicar aqui.

 

 

Partilhar esta notícia

Queres Ser Guia?

Formulário Queres Ser Guia

O Que Está A Acontecer
WAGGGS

wagggs

Av. Miguel Bombarda Nº 128, R/C Esq. 1050-167 Lisboa   |   Tel.: 217 938 227   |   Fax: 217 938 228   | 
Direitos de autor © 2017 Associação Guias de Portugal. Todos os direitos reservados.