logo GreenFest 2016 ReStart 400x234

 

A Associação Guias de Portugal (AGP) vai estar presente na 9ª edição do GREENFEST com um programa de atividades dedicado à importância do acampamento e da vida ao ar livre no desenvolvimento das crianças e dos jovens.

Durante os quatro dias do evento, o modelo de um acampamento Guidista poderá ser visitado no recinto exterior do Centro de Congressos do Estoril - Greenfair (Fiartil). Neste espaço, as Guias vão também dinamizar atividades para as escolas e famílias, tendo em vista mostrar as potencialidades da vida em campo e do contacto com a natureza, através de jogos de pista, códigos e oficinas de aprendizagem. 

Os visitantes terão ainda a oportunidade de participar num fogo de conselho que se realizará no sábado, 8 de outubro, pelas 15h00. O fogo de conselho remete para as tradições indígenas, assemelhando-se às reuniões de tribos, sendo um momento chave de um acampamento Guidista, no qual, à volta da fogueira, são feitas reflexões, partilhas, jogos, teatros, entre outras dinâmicas.

O acampamento e a vida ao ar livre como ferramentas educativas será ainda tema de uma das intervenções da AGP no programa de conferências, proferida pela Presidente da Associação, Sara Nobre, no dia 6 de outubro, às 15 horas.

As Guias terão ainda uma segunda intervenção, no dia 7, às 16h15, dedicada ao projeto “Vozes Contra a Violência”, uma iniciativa da Associação Mundial das Guias (WAGGGS), em parceria com a ONU, com o objetivo de promover à escala global um movimento de reflexão e de mudança de comportamentos em torno do tema da violência sobre as raparigas e jovens mulheres. Em Portugal, com a dinamização da AGP, o projeto está já a decorrer em várias regiões do País, através de ações como sejam campanhas de sensibilização e colaboração com vários parceiros locais.

 

 

Sobre o Acampamento

O acampamento, em particular no formato em que é realizado no âmbito do Guidismo, é de extrema importância enquanto espaço educativo não formal, tendo como principais mais-valias educativas:

  • Promover a capacidade de planeamento partilhado e participado: escolha do modelo a desenvolver (o local, o tipo de campo e respetivas construções e atividades, de acordo com as características sócio-ambientais locais) e o enriquecimento, por todas, do modelo eleito;
  • Favorecer a assunção de responsabilidades e tarefas individuais e coletivas na preparação do acampamento, desde contactos locais, levantamento de potencialidades e de necessidades, construções, atividades, ações comunitárias e de prevenção e segurança;
  • Desenvolver a criatividade, habilidade manual e entreajuda;
  • Favorecer, através do recolhimento na Natureza, momentos de reflexão e autoavaliação;
  • Promover o espírito de pertença com a comunidade que o acolhe.

 

 

Partilhar esta notícia

Queres Ser Guia?

Formulário Queres Ser Guia

O Que Está A Acontecer
WAGGGS

wagggs

Av. Miguel Bombarda Nº 128, R/C Esq. 1050-167 Lisboa   |   Tel.: 217 938 227   |   Fax: 217 938 228   | 
Direitos de autor © 2017 Associação Guias de Portugal. Todos os direitos reservados.