Acantonamentos Natal artigo

 

Chegaram os Acantonamentos de Natal

Nas Guias as férias do Natal significam: Acantonamentos de Natal. A palavra acantonamento refere-se à pernoita em abrigo, entenda-se um edifício coberto, como uma escola, um pavilhão gimnodesportivo ou similar, por oposição a acampamento, que se realiza em tenda num contexto de ar livre. Mas mesmo que para as que se estreiam nas atividades guidistas por esta altura o momento de entrar no saco-cama tenha o seu encanto, o acantonamento significa muitas mais oportunidades de aprendizagem.

 

Vida em Patrulha

Nas atividades semanais na sede a vida em patrulha (grupo de até 8 elementos que se mantém unido e em colaboração ao longo do ano, com cargos definidos para cada elemento) assume um papel fundamental, mas quando saímos em atividade o espírito de cooperação ganha um novo sentido. Grande parte das tarefas destinam-se a ser realizadas em patrulha, da confeção das refeições, aos jogos e aos próprios desafios do fogo de conselho (serão). Em patrulha são tomadas decisões e exercitado o sentido de democracia, em que todas são convidadas a expressar a sua opinião, culminando com a decisão que melhor servir os objetivos do grupo. É também neste tipo de atividade que cada elemento da patrulha tem a oportunidade de experienciar em pleno o seu cargo de patrulha (chefe, tesoureira, secretária, guarda-de-material,…) e pôr em prática quadros de tarefas.

 

Autonomia e Responsabilidade

É comum, sobretudo para as mais novas, que o acantonamento de Natal seja das primeiras vezes que a Guia dorme fora de casa, sem os pais ou familiares. Por experiência sabemos que este é um aspeto que deixa muitos pais ansiosos, mas acreditem que na grande maioria das vezes as vossas filhas estão completamente absorvidas pelas atividades e pela animação, sentindo-se acompanhadas e divertidas. É, nesse sentido, uma ótima preparação para o acampamento da Páscoa, porque conquistaram já alguma confiança e autonomia nesta primeira atividade.

Há, no entanto, alguns aspetos em que os pais podem colaborar e que estão relacionados com a preparação da ida para o acantonamento:

  • Deixe a sua filha participar da preparação da mochila, de forma a ter conhecimento de tudo o que leva e em que partes da mochila;
  • Procure não enviar roupas ou calçado novos. Por um lado, é mais fácil que ela se esqueça que lhe pertence (o que acontece frequentemente com casacos novos, por exemplo), assim como também pode acontecer que não sejam confortáveis (botas novas, por exemplo). Por fim, se algo se sujar por algum motivo, a criança também não fica tão ansiosa;
  • Não diga “se quiseres vir embora pede à chefe para me ligar que eu vou-te buscar”. É preferível dizer “se em algum momento te sentires mais sozinha ou triste não tenhas receio de dizer à tua chefe. Ela é muito tua amiga e vai saber dar-te o ânimo que precisas. Tenho a certeza!” E pode ter.

 

Aprender Fazendo e Progressão

Viver em Companhia e Patrulha durante alguns dias permite criar um espaço privilegiado para o desenvolvimento da Guia, seja por poder praticar alguma técnica guidista que aprendeu em sede (exemplo das técnicas de orientação), seja através da sua própria progressão (realização de provas do seu nível de progressão).

É também o espaço perfeito para aprender, sobretudo aprender fazendo, algo que muito valorizamos no Guidismo.  Aprender fazendo significa que a Guia não fica apenas a ouvir alguém ou a observar passivamente como se faz uma coisa. Fazer algo significa aprender mais depressa e melhor, uma vez que a experiência é pessoal e não em ‘segunda mão’. Implica cometer os seus próprios erros e aprender com eles. Não significa, porém, que a Dirigente não supervisione ou mostre como algo se faz, mas sim que a Guia deve em seguida tentar fazê-lo por si própria. Mas tudo isto exige tempo e nestas atividades de vários dias é proporcionada essa possibilidade.

 

Conhecer novos locais

O acantonamento de Natal é também uma oportunidade para conhecer uma nova localidade ou contactar de uma forma mais próxima com uma certa comunidade. Por princípio as Companhias procuram diversificar os locais onde fazem o seu acantonamento de Natal de forma a dar a conhecer às suas Guias realidades diferentes. Por outro lado, as atividades realizadas, sejam jogos de cidade, raids ou serviço à comunidade, são sempre de grande proximidade com as populações, o que reveste esse contacto de um caráter mais especial.

 

E os preparativos do Natal? Não lhe vão passar ao lado?

Não! Na verdade a sua filha estará a preparar-se para que o Natal tenha um sabor mesmo especial. Mais simples, mais comunitário, mais solidário. Sem que azáfama das compras sejam a prioridade dos seus dias. Reconhecendo mais valor ao conforto da sua casa. Vivenciando histórias e aprendendo canções e jogos para partilhar na noite da consoada. Ganhando confiança e autonomia. Aprendizagens que se vão traduzir num ano novo cheio de conquistas.

 

Partilhar esta notícia

Queres Ser Guia?

Formulário Queres Ser Guia

O Que Está A Acontecer
WAGGGS

wagggs

Av. Miguel Bombarda Nº 128, R/C Esq. 1050-167 Lisboa   |   Tel.: 217 938 227   |   Fax: 217 938 228   | 
 
Ver Política de Dados Pessoais.
 
Direitos de autor © 2020 Associação Guias de Portugal. Todos os direitos reservados.