DMP 2019 artigo 1

O dia 22 de fevereiro é um dia muito especial para todas as Guias do mundo. Intitulado ‘Dia Mundial do Pensamento’, é o dia em que todas as Guias se unem em pensamento, entre os 150 países onde está presente o Guidismo, para celebrar a amizade e os ideais que caracterizam o Movimento.

Esta data é ainda um momento para alertar para temas da atualidade, especialmente os que afetam as raparigas e jovens mulheres e para angariar fundos de apoio à ação da Associação Mundial das Guias (WAGGGS) em todo o mundo, em particular para projetos de capacitação das raparigas.

É uma oportunidade para cada Guia celebrar a data e ser uma em 10 milhões, ser inspirada pela história e o impacto do Guidismo, conectar-se com as Guias pelo mundo, criar ações e despertar os outros para questões importantes e fazer a diferença, angariando fundos para projetos.

 

Though you cannot visit sister Guides in France or Finland, in Austria or Australia, in Italy or Iceland, Canada or Chile, Ghana or Guatemala, USA, or U.A.R., you can reach out to them there in your MIND. And in this unseen, spiritual way you can give them your uplifting sympathy and friendship. Thus do we Guides, of all kinds and of all ages and of all nations, go with the highest and the best towards the spreading of true peace and goodwill on earth.

Lady Baden-Powell and Mary Drewery, Window on my heart (1983), p. 182

 

 

DMP 2019 artigo 2

“Liderança: 110 anos de aventura” é o tema deste ano

Nos próximos três anos, as Guias farão uma jornada pelos temas do Dia Mundial do Pensamento:

2019: LIDERANÇA – Oportunidade para aprender as diferentes formas de liderar e “ser a mudança que queremos ver no mundo”.

2020: DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO – Oportunidade para entender os conceitos da diversidade, equidade e inclusão e o que isso significa em cada comunidade.

2021: CONSTRUÇÃO DA PAZ – Oportunidade para mudar o mundo e escolher construir a paz: ser líder e criar ambientes inclusivos.

 

O Dia Mundial do Pensamento de 2019 é dedicado ao grupo de raparigas que, em 1909, tomou a liderança e pediu a Baden-Powell “algo para as raparigas”. Este grupo vestiu as fardas dos irmãos e primos Escuteiros, dirigiu-se ao acampamento onde se encontrava o fundador e pediu-lhe para criar algo adequado às raparigas, do mesmo modo que os rapazes tinham o Escutismo. E daqui surgiu o Guidismo!

DMP 2019 artigo 4

Liderança é um dos temas base de formação das Guias, desde sempre. Num processo de celebração das individualidades de cada uma e do que pode trazer ao mundo, cada Guia aprende a ser capaz de alcançar objetivos, inspirar os outros, cuidar do mundo que a rodeia, incentivar o trabalho conjunto, ultrapassar barreiras de género, promovendo uma mudança positiva na sua vida, na vida dos outros e na das comunidades.

 

A WAGGGS sugere algumas atividades, adaptadas aos vários escalões etários, como habitualmente. Este ano, sob o tema ‘Liderança: 110 anos de aventura’, as Guias poderão viver uma odisseia numa viagem pelo tempo, aprendendo sobre a História do Guidismo e praticando a liderança a partir das oportunidades e escolhas do presente e do futuro.

Para saber mais, clicar aqui.

DMP 2019 artigo 3

Contribuir para o Tostão Mundial

O Tostão Mundial é uma angariação de verbas que acontece no Dia Mundial do Pensamento para apoiar o desenvolvimento do Guidismo, ajudando a mudar muitas vidas no mundo.

Esta angariação, remonta a 1932, quando Lady Olave Baden-Powell escreveu uma carta a todas as Guias, pedindo que contribuíssem com uma pequena moeda (a penny) para que o Guidismo pudesse ser implementado em mais países e por essa via contribuir para proporcionar a mais raparigas e jovens mulheres a oportunidade de desenvolverem plenamente o seu potencial como cidadãs universais responsáveis.

A ideia é simples: uma pequena moeda pode não parecer muito, mas se somos 10 milhões de Guias no mundo, 10 milhões de pequenas moedas podem fazer a diferença!

 

There are a million of us. I am not good at arithmetic and I will not make any calculations which may not come true. But a penny, or two cents, or four annas or enough centimes or groschen or Heller or Filler or ore to make the same value, is not an immense amount, especially when it is perhaps saved or earned and given with a willing hand.

Lady Olave Baden-Powell, Carta da Chefe Mundial às Guias, 1 novembro 1932

 

Para saber mais, clicar aqui.

 

SABIAS QUE?

Em 1926, na 4ª Conferência Mundial da WAGGGS, nos Estados Unidos da América, acordou-se que deveria haver um dia especial do ano em que as Guias de todo o mundo pensassem umas nas outras e expressassem o seu agradecimento e apreço pelo Movimento Guidista. Este dia ficou chamado de Dia do Pensamento. A data escolhida foi 22 de fevereiro, porque é o aniversário do fundador do Guidismo, Robert Baden-Powell e da Chefe Mundial das Guias, sua mulher, Olave Baden-Powell.

 

Partilhar esta notícia

Queres Ser Guia?

Formulário Queres Ser Guia

O Que Está A Acontecer
WAGGGS

wagggs

Av. Miguel Bombarda Nº 128, R/C Esq. 1050-167 Lisboa   |   Tel.: 217 938 227   |   Fax: 217 938 228   | 
 
Ver Política de Dados Pessoais.
 
Direitos de autor © 2019 Associação Guias de Portugal. Todos os direitos reservados.