Ramo Avezinha logo

A sociedade atual apresenta diversas alterações, quer estruturais, quer ao nível da dinâmica social. A globalização, os avanços da era digital e o acelerar do ritmo de vida mudaram o mundo e têm um impacto real, visível nas crianças que chegam hoje à Associação Guias de Portugal.

Mudaram as suas necessidades e a forma como apreendem o mundo que as rodeia, como se relacionam e onde querem chegar. O imediatismo tecnológico reduziu o tempo dedicado à exploração do mundo (natureza) e à criação de mundos (criatividade).

As crianças atualmente distinguem-se pela posição crítica que assumem desde muito cedo, aliada a um aumento do conhecimento e domínio tecnológico, por oposição a uma maior dificuldade na relação com os pares e menor capacidade de perseverança e automotivação.

 

Se, por um lado, estas condicionantes vêm reforçar a atualidade e a importância do Método Guidista na formação integral de raparigas e jovens mulheres, por outro, trazem consigo novas questões ao nível da adequação dos conteúdos. Como chegar então ao maior número de raparigas? Quais as necessidades sociais que podem ser colmatadas pelo nosso Programa Educativo?

 

De nada serve estar parado. Não há alternativa: é o progresso ou a inércia. Avancemos - e com um sorriso no rosto. Baden-Powell

 

Foi com este mote que a AGP aceitou o desafio de fazer a revisão do Programa Pedagógico do Ramo Avezinha: atualizar os conteúdos programáticos e otimizar a forma como os comunicamos de forma a dar resposta às Avezinhas, Dirigentes e Encarregados de Educação. Para tal, tínhamos de identificar as mudanças e reajustar os conteúdos a abordar.

 

A acção foi, assim, direcionada para seis pontos chave:

:: Reforçar o imaginário de Ramo de forma a potenciar a criatividade e o brincar, método de excelência para a formação deste segmento etário;

:: Incentivar várias formas de expressão, para contrariar o crescente isolamento e dificuldades de interação social;

:: Trabalhar a cidadania e o empreendedorismo;

:: Capacitar as Avezinhas para os desafios de um mundo cada vez mais rápido, desenvolvendo a observação e a avaliação;

:: Fortalecer a saúde e a atividade física;

:: Promover o contacto com a natureza, educando para a ecologia e a sustentabilidade.

 

Esta reflexão conduziu à introdução de novas provas, à revisão de conteúdos, à reformulação da comunicação em algumas áreas, e à redação de uma história contínua que fortalecesse o imaginário já existente. Durante os últimos três anos, várias foram as pessoas que fizeram parte deste processo, muitos foram os contributos para que, no dia 7 de setembro, fossem lançados no Encontro Nacional do Ramo Avezinha, os novos Livros da Progressão.

 

Novo Programa Pedagógico artigo

A nova trilogia SER AVEZINHA apresenta as três etapas da Progressão do Ramo - Tornar-se Avezinha, Asas Verdes e Asas Azuis - com um imaginário contínuo, desde a saída do ovo até ao grande voo para o Ramo Aventura.

 

Partilhar esta notícia

Queres Ser Guia?

Formulário Queres Ser Guia

O Que Está A Acontecer
WAGGGS

wagggs

Av. Miguel Bombarda Nº 128, R/C Esq. 1050-167 Lisboa   |   Tel.: 217 938 227   |   Fax: 217 938 228   | 
 
Ver Política de Dados Pessoais.
 
Direitos de autor © 2019 Associação Guias de Portugal. Todos os direitos reservados.