oração

Querida Guia,

 

Agora que já sabemos que as atividades presenciais estão suspensas, temos de por a tristeza ao largo e como é típico das Guias encontrar formas de estarmos juntas e contagiar com a nossa alegria todos os que nos rodeiam.

Deixamos-te algumas dicas - algumas das quais sabemos que já estás a por em prática - para te manteres ligada à tua Patrulha e às tuas amigas Guias neste tempo de distanciamento social.

conversa online

1. Organizar reuniões online, utilizando plataformas de videoconferência. (Plataformas como o Zoom, Skype ou Google Hangout permitem-te sem custos organizar momentos de partilha e encontros virtuais.)

pasta virtual2

2. Criar um espaço online para partilha de ideias, comunicação e realização de atividades em conjunto.

notas musicais

3. Organizar um fogo de conselho virtual, cantando juntas e partilhando as vossas canções favoritas. 

balão de pensamento artigo

4. Recordar é reviver e, por isso, podes também desafiar a tua Patrulha a partilhar momentos relacionados com memórias: acampamentos, acantonamentos de natal, um jogo de cidade, um episódio divertido, uma história inesquecível, ...

mundo

5. Conhecer Guias de outros países, estendendo algum desses momentos virtuais em Patrulha a uma interação com uma Patrulha estrangeira – lembra-te que esse pode ser um momento de expandires a dimensão internacional, aproveitando para juntar ao contacto o aprofundamento de conhecimento sobre o país e o Guidismo no mundo.

papa leguas

6. Também as tuas Especialidades não têm que ficar em pausa - o livro está disponível aqui - aproveita este tempo para desenvolver novas capacidades e competências! 

saudação

7. Fazer uma boa ação diária: um gesto de bondade com os que partilham este isolamento no mesmo espaço que tu, um telefonema para alguém que está sozinho, uma mensagem de esperança no vidro da janela, serão tantas as formas de fazeres a diferença sem sair da tua casa. A tua criatividade e bondade não têm limites: boa caça!

trevo2

8. Está atenta à próxima edição do jornal “O Trevo”,  vai ter grandes desafios para ti... e por agora não podemos dizer mais. ;) (Até lá, podes reler a 17ª edição de “O Trevo” sobre os cuidados a ter para uma navegação segura na internet aqui.)

 

E se és Dirigente, podes ajudar as tuas Guias a continuarem a sua Progressão! Através de email ou mesmo por telefone ou videochamada (e porque não por carta, também?) procura manter o teu acompanhamento. A tecnologia é o meio, o conteúdo e a essência do Guidismo mantêm-se inalterados e tu continuas a ser a irmã mais velha de todas as tuas Guias. Elas contarem com a tua escuta atenta e conselho nestes tempos vai ser fundamental. Cria e partilha pequenos vídeos com atividades que as tuas Guias possam completar, sem esquecer o ritmo de cada uma e, nesta altura de forma muito especial, as especificidades de cada família.

 

Outras inspirações:

https://www.wagggs.org/en/what-we-do/for-her-digital-world/ideas-around-world/

 

Partilhar esta notícia

Queres Ser Guia?

Formulário Queres Ser Guia

O Que Está A Acontecer
WAGGGS

wagggs

Av. Miguel Bombarda Nº 128, R/C Esq. 1050-167 Lisboa   |   Tel.: 217 938 227   |   Fax: 217 938 228   | 
 
Ver Política de Dados Pessoais.
 
Direitos de autor © 2020 Associação Guias de Portugal. Todos os direitos reservados.