Moçambique é novo membro da WAGGGS artigo 1 2

É com especial alegria que partilhamos a existência de Guias em Moçambique, depois de um interregno de várias décadas, e que a recém-criada associação nacional daquele país foi aceite como novo membro da Associação Mundial das Guias (WAGGGS), juntamente com a de Montenegro.

Esta é uma notícia com especial significado para a Associação Guias de Portugal (AGP), que nos últimos anos colaborou com a WAGGGS para que as raparigas e jovens mulheres de Moçambique pudessem beneficiar do Guidismo, quer na divulgação do movimento no terreno, quer na formação de adultas voluntárias (em Moçambique e também em atividades em Portugal), quer ainda na partilha de boas práticas. 

“São várias gerações de Guias radiantes com esta notícia: antigas Guias que fizeram parte do Movimento quando Moçambique era uma colónia portuguesa, membros de várias comissões executivas da AGP que nos últimos anos contribuíram ativamente para que este sonho se tornasse realidade e, claro, todas as Guias que hoje sabem que a família de irmãs e amigas Guias cresceu, num país que nos é próximo e que fala a mesma língua”, salienta Bárbara Silva, Presidente da AGP.

Em Moçambique, atualmente as Guias estão ativas em quatro províncias (como é o caso de Beira e Tete) contando com cerca de três mil raparigas associadas e 85 Dirigentes.

Moçambique é novo membro da WAGGGS artigo 2

A divulgação de novos membros, bem como da passagem de novos membros a membros absolutos é normalmente comunicada na Conferência Mundial da Associação Mundial, cuja realização este ano a pandemia por COVID-19 não permitiu que acontecesse. Assim, a comunicação dos novos membros, bem como outros momentos que costumam marcar a Conferência Mundial (por exemplo, a comunicação das Patrulhas vencedoras do Olave Award) foi feita em ambiente digital, no evento #ShareTheLight WAGGGS Online International Festival, que pode ser revisto no youtube da WAGGGS aqui.

 

Para poderem ser considerados novos membros as associações nacionais de Guias têm de cumprir um conjunto de requisitos, nomeadamente:

  • adotar o Método Guidista
  • incorporar o uso do Trevo como insígnia representativa da Associação
  • estar aberta a todas as raparigas e jovens mulheres sem discriminação de credo, raça, nacionalidade ou qualquer outra circunstância
  • as associadas serem voluntárias

 

No mesmo momento, foram também comunicadas as associações que se tornaram membros absolutos da WAGGGS, a saber:

  • Geórgia
  • Suriname
  • Ucrânia

 

Um momento que pode ser visto aqui.

 

Sabias que?

Em 1963, a AGP é aceite como Membro Aspirante da WAGGGS - World Association of Girl Guides and Girl Scouts – (Associação Mundial das Guias) na 18ª Conferência Mundial realizada na Dinamarca. Foram, no entanto, necessários 12 anos e uma visita da Associação Mundial a diversas Companhias de Guias do nosso País, para a AGP ser reconhecida como Membro Efetivo da WAGGGS, na 22ª Conferência Mundial, que teve lugar em Brighton, Inglaterra, em 1975.

 

Partilhar esta notícia

Queres Ser Guia?

Formulário Queres Ser Guia

O Que Está A Acontecer
WAGGGS

wagggs

Av. Miguel Bombarda Nº 128, R/C Esq. 1050-167 Lisboa   |   Tel.: 217 938 227  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 
Ver Política de Dados Pessoais.
 
Direitos de autor © 2020 Associação Guias de Portugal. Todos os direitos reservados.