O Acampamento é a grande aventura em que se passam vários dias no campo (de 5 a 10) dormindo em tendas.

“O Acampamento é a escola dos esforços e do desprendimento, nele as Guias aprendem a bastarem-se a elas próprias, suprimindo as carências existentes no campo, com os meios que a Natureza oferece e com a técnica que aprenderam. 

As Guias irão aprender, entre outras coisas, a fazer construções, aplicando o que aprenderam nos Conselhos de Honra, nas reuniões de Patrulha, Bivaques, etc. A vida no campo proporciona aprender a vencer dificuldades através das competências adquiridas, transformar o campo onde se encontram na “casa” onde vão viver durante 5 dias. 

Assim, situações como lidar com a pequena fogueira onde cozinham as suas refeições, proteger do sol, manter a higiene, procurar conforto servindo-se apenas daquilo que se dispõe e vencer as intempéries são alguns dos desafios propostos no Acampamento.

campo1

O Acantonamento é uma actividade dentro de casa com a duração mínima de um fim-de-semana, que normalmente é realizado no Inverno, no período das férias de Natal.

Aqui, as Guias irão aprender e desenvolver, entre outras coisas, habilidades manuais: pintura, costura, reciclagem de materiais transformando “lixo” em presentes manufacturados, etc.

Não deixarão de visitar a aldeia, vila onde se encontram, conhecer as gentes e aprender como vivem e do que vivem. Mas, estando o Natal à porta, o frio lá fora aperta e portanto as actividades dentro de casa predominam e a preparação briosa da sua noite de Natal é de grande importância.”

campo2

O Bivaque é um dia de campo aprendendo técnicas que serão úteis em actividades maiores, fazer provas, conhecimento de uma localidade, ajuda numa quinta, etc. Pode incluir a dormida num abrigo natural construído pelas Guias e refeições de cozinha sertaneja (sem panelas).

O Raid é uma grande caminhada pelo campo, praia ou serra, visitando pontos de interesse da região, conhecendo as suas características (história, clima, vegetação, etc.), com mensagens entregues em postos ao longo do percurso com indicações sobre o mesmo, em cifra ou através de orientação por carta topográfica.

Partilhar esta notícia

Queres Ser Guia?

Formulário Queres Ser Guia

O Que Está A Acontecer
WAGGGS

wagggs

Sabias que?

Com limão e um fósforo podes fazer uma mensagem secreta.

Av. Miguel Bombarda Nº 128, R/C Esq. 1050-167 Lisboa   |   Tel.: 217 938 227   |   Fax: 217 938 228   | 
Direitos de autor © 2017 Associação Guias de Portugal. Todos os direitos reservados.