forno solar 

Nós somos a Patrulha Onda da 1ª Companhia de Odivelas e vamos neste artigo falar-vos sobre uma actividade que fizemos neste acampamento de Verão.
Este ano fomos acampar para Moura, Alentejo. E como vocês sabem ou imaginam no Alentejo faz muito, muito calor. Uma das razões pela quais não pudemos fazer fogos durante o acampamento. E se estão a pensar como é que era em relação à comida, aqui têm a vossa resposta: saladinhas para todas!


Mas neste acampamento as nossas queridas chefes prepararam-nos uma actividade surpresa na qual teríamos de fazer um forno solar. Para isso, utilizámos dois caixotes de cartão, um grande e um mais pequeno. O mais pequeno ficava dentro do maior e era o que tinha as panelas, as quais eram pretas e de tampa transparente. Entre o caixote grande e o caixote pequeno colocámos bolas de jornal. Forrámos os dois caixotes por dentro com papel de alumínio para permitir um melhor aquecimento e forrámos o caixote grande, por fora, com sacos do lixo pretos, para absorver melhor o calor. Utilizámos ainda as abas do caixote grande como reflectores e para isso forrámo-las com papel de alumínio. Depois de tudo isto pronto foi só preparar o jantar.
Cortámos pedacinhos de carne pequeninos e de batata, também bastante pequenos, para assegurar uma melhor cozedura. Colocámos tudo dentro das panelas: a carne, as batatas, uma lata de macedónia e um pouco de água para cozinharmos a nossa maravilhosa jardineira. Depois de pormos sal, selámos a caixa mais pequena com papel acetato (para deixar que o sol incidisse directamente na comida e para podermos ir acompanhando a cozedura; lembrem-se que a tampa da panela também era transparente!), certificando-nos de que ficava bem selada para não haver perdas de calor.
Fizemos isto tudo de manhã para tentar aproveitar ao máximo a altura em que o Sol está mais quente. Passámos a tarde toda a virar o nosso forno solar à medida que o Sol mudava de posição. O nosso cozinhado estava bom, mas as batatas não chegaram a cozer na totalidade (por isso quem quiser experimentar o forno solar, não use batatas!).
Esperamos que se divirtam a realizar esta actividade tanto como nós!

Patrulha Onda, 1ª Companhia de Odivelas

Partilhar esta notícia

Queres Ser Guia?

Formulário Queres Ser Guia

O Que Está A Acontecer
WAGGGS

wagggs

Sabias que?

Com um só nó podes fazer um baloiço?

Nó de bombeiro

Av. Miguel Bombarda Nº 128, R/C Esq. 1050-167 Lisboa   |   Tel.: 217 938 227   |   Fax: 217 938 228   | 
Direitos de autor © 2017 Associação Guias de Portugal. Todos os direitos reservados.