Nos tempos que correm, muitas doenças resultam de uma alimentação imprópria. As doenças relacionadas com a nutrição afectam cada vez mais pessoas em todas as idades pelo que se torna urgente promover estilos de vida saudável para contrariar esta tendência.

Tentando combater uma má alimentação, que se tem vindo a transformar num hábito comum geral, as Guias de Malta desenvolveram, no ano passado, um trabalho no âmbito da nutrição que se tornou muito eficaz. Foram realizadas várias actividades envolvendo as Guias, os familiares e as comunidades que as rodeiam, tentando informar e incutir mudanças nos seus estilos de vida.

Mas o seu espírito guidista impeliu-as a ir mais além… passaram este testemunho a Portugal. Foi assim que surgiu o Portugalta, que proporcionou às guias Caravelas e Moinhos envolvidas no projecto uma aprendizagem mais aprofundada sobre o tema, uma intervenção nas suas comunidades e ainda a oportunidade de irem a Malta no Verão de 2009 para partilharem o trabalho realizado.

Depois de levantarem as necessidades das suas comunidades, realizarem contactos com entidades e, projectarem as actividades a realizar no âmbito do Portugalta, as 12 patrulhas de guias Caravelas e Moinhos envolvidas no projecto passaram para a implementação das suas ideias e desenvolveram actividades relacionadas com a nutrição nas suas comunidades. São exemplo disso a patrulha GPS da 1ª Companhia de Cabeceiras de Basto, que utilizou o jogo como forma de trabalhar hábitos de higiene com as Avezinhas e Aventuras e irá fazer uma palestra de higiene e hábitos de alimentação no Centro Social de Cabeceiras de Basto. Já a patrulha Tartaruga (junção da patrulha Coral, da 1ª Companhia de Cascais, com a patrulha Dik Dik de Kirk, da 1ª Companhia da Parede), com o projecto cenoura, fizeram visitas a um ATL, nas quais desenvolvem actividades guidistas para os mais pequenos, relacionadas com o tema (jogos de pista, gincanas, etc). Muito empenhadas também estão as patrulhas de guias Caravela da região de Viana, que fizeram um almoço saudável para a comunidade no dia das promessas, mediram a tensão arterial aos idosos de um lar e organizaram uma palestra na freguesia sobre doenças cardiovasculares. Desta forma, deram o seu contributo ao projecto, fazendo-o crescer e crescendo com ele.

Numa parceria internacional, a AGP encontrou um meio para proporcionar às guias Caravelas e Moinhos a oportunidade de desenvolverem as suas potencialidades e de participarem de forma comprometida na reconstrução de um mundo necessariamente diferente daquele que conhecemos.

Partilhar esta notícia

Queres Ser Guia?

Formulário Queres Ser Guia

O Que Está A Acontecer
WAGGGS

wagggs

Av. Miguel Bombarda Nº 128, R/C Esq. 1050-167 Lisboa   |   Tel.: 217 938 227   |   Fax: 217 938 228   | 
Direitos de autor © 2017 Associação Guias de Portugal. Todos os direitos reservados.