logoFEC

Ter Mãos Grandes para Ajudar é um projeto da AGP de apoio a países de língua oficial portuguesa. Concretamente, este projeto visa a implementação de três projetos de desenvolvimento local: um orfanato em Angola, uma biblioteca em Moçambique e uma padaria comunitária em Timor-Leste. Tendo como parceiro a Fundação Fé e Cooperação este projeto engloba outro mais vasto levado a cabo por esta organização: "agir para desenvolver".

OBJETIVO

Enquadrar este projeto num programa local de educação para o desenvolvimento, e sensibilizar para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.

1ª FASE

A primeira fase decorreu entre novembro de 2009 e abril de 2010, na qual as Guias confecionaram e venderam bolachas, cuja receita da venda reverteu, integralmente, para o fundo criado para este projeto. Esta fase permitiu angariar, em apenas seis meses, mais de 51 mil euros.

2ª FASE

Em 2013, surgiu a possibilidade de financiamento da viagem em missão de uma Patrulha de Guias Caravela/Moinhos, a um país africano de língua portuguesa. Através da parceria com a Fundação Fé e Cooperação, elegeu-se Cabo Verde por apresentar as condições mais favoráveis para esta viagem de missão.

Entre 2013 e 2014, as Guias desenvolveram projetos locais específicos e os dois projetos vencedores tiveram o privilégio de representar a AGP em Cabo Verde (Cidade da Praia). Assim, entre os dias 16 e 31 de agosto de 2014, sete Guias acompanhadas de três dirigentes desenvolveram projetos de desenvovlimento local em áreas como a saúde, nutrição, ambiente e cidadania. 

SAIBA QUE PROJETOS ESTAMOS A APOIAR

PROJETO: "Padaria Comunitária"
Reabilitar o edifício de uma padaria e formar os responsáveis pela sua gestão, em TIMOR-LESTE

PROJETO: "Um futuro para Nambuangongo"
Reabilitar um internato, em ANGOLA, e aumentar a escolaridade de jovens raparigas

PROJETO: "Juntos Aprendemos"
Revitalizar uma biblioteca destinada a promover atividades lúdicas e a aulas de recuperação escolar para 50 crianças, em MOÇAMBIQUE

Partilhar esta notícia

Queres Ser Guia?

Formulário Queres Ser Guia

O Que Está A Acontecer
WAGGGS

wagggs

Av. Miguel Bombarda Nº 128, R/C Esq. 1050-167 Lisboa   |   Tel.: 217 938 227   |   Fax: 217 938 228   | 
Direitos de autor © 2017 Associação Guias de Portugal. Todos os direitos reservados.