Clica para veres os TestemunhosTestemunhos Video

 

KIT DA CIDADANIA (PDF - 990Kb)

 

VOZES QUE SE LEVANTAM PELA DIVERSIDADE
Vamos construir uma sociedade mais aberta, mais participativa e igualitária.
Vamos defender o diálogo intercultural. 
Vamos ecoar a voz dos imigrantes e das minorias étnicas.
Vamos construir comunidades mais solidárias e unidas.
Vamos acreditar que uma sociedade mais justa é possível. 
Vamos utopiar.

VÁRIAS VOZES NO MESMO TOM
Vamos Utopiar foi um projecto nacional e local que nasceu da iniciativa de cinco entidades de diferentes quadrantes da sociedade. Somos cinco entidades com uma causa comum, que decidiram juntar-se e formar um coro a favor da participação igualitária de imigrantes e minorias étnicas na sociedade portuguesa.

UMA VOZ PELA PARTICIPAÇÃO
O Graal é um movimento transnacional de mulheres que tem como missão promover uma cultura de cuidado tendo em vista o futuro do planeta e a qualidade de vida da humanidade, procurando criar novos modelos de vida e estimular a participação na sociedade.

UMA VOZ PELA MOBILIZAÇÃO
O Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas é um departamento governamental de apoio e consulta sobre assuntos relacionados com a imigração. Um dos seus eixos fundamentais é a mobilização e reforço da capacidade de intervenção das associações de imigrantes.

UMA VOZ PELA CIDADANIA
A Associação Guias de Portugal desenvolve um trabalho contínuo na formação para a cidadania de crianças e jovens raparigas. Valoriza a responsabilização pessoal, a troca de experiências e o contacto próximo com as comunidades..

UMA VOZ PELA OPORTUNIDADE
A Luso Temp é uma empresa especializada no mercado de trabalho temporário, cuja missão é promover o emprego e a formação profissional. Cultiva relações de proximidade e confiança, antecipando necessidades e promovendo o apoio e orientação do imigrante.

UMA VOZ PELA INTERVENÇÃO
A Associação Melhoramentos e Recreativo do Talude cria oportunidades de intervenção e desenvolvimento pessoal e colectivo a crianças, jovens e adultos imigrantes e de minorias étnicas residentes na Freguesia de Unhos.

VOZES QUE ECOAM NO FUTURO
Com o projecto Vamos Utopiar pretendíamos, primeiro que tudo, que existisse uma maior sensibilização das pessoas para a problemática da discriminação associada ao racismo e à xenofobia. E também que, em última instância, as nossas acções provocassem uma mudança de mentalidades.

Para atingir esse objectivo colectivo, organizámos e promovemos um conjunto de actividades.

Educar para o Futuro

Esta actividade começou com a sensibilização e abordagem da temática da interculturalidade às Guias entre os 6 e os 22 anos, passou depois pelo trabalho conjunto com a AMRT para interacção entre jovens raparigas do bairro do Talude e uma Companhia de Guias de Lisboa. O envolvimento dos pais das jovens raparigas seria também um ponto fundamental, uma vez que a valorização da consciência intercultural, nestas faixas etárias, começa no seio da família.

Fórum da Interculturalidade

O Fórum da Interculturalidade foi um evento aberto à comunidade que reuniu todos os parceiros e participantes, incluindo meios de comunicação e actores-chave locais e nacionais.

Nele foram apresentadas as perspectivas dos imigrantes e das associações de imigrantes envolvidas nas várias actividades do projecto.

apoios

Partilhar esta notícia

Queres Ser Guia?

Formulário Queres Ser Guia

O Que Está A Acontecer
WAGGGS

wagggs

Av. Miguel Bombarda Nº 128, R/C Esq. 1050-167 Lisboa   |   Tel.: 217 938 227   |   Fax: 217 938 228   | 
Direitos de autor © 2017 Associação Guias de Portugal. Todos os direitos reservados.