rbp1

LORD BADEN-POWELL


Nasceu em 22 de Fevereiro de 1857, em Londres, tendo-lhe sido dado o nome de Robert Stephenson Smith Baden-Powell.

O seu Pai morreu quando ele tinha apenas 3 anos. A Mãe estimulou desde sempre o gosto pela Natureza e pela Arte.

O mais novo de 7 irmãos (apenas uma rapariga Agnes), com quem viveu muitas aventuras em terra e no mar, aprendendo a enfrentar os obstáculos com coragem.

Não foi um aluno brilhante mas conseguiu uma bolsa para uma boa escola – Charterhouse, onde o Reitor incentivava os alunos a participarem em peças para desenvolver diversas capacidades: falar bem e com clareza, sem embaraço; a modificar o seu aspecto e voz de acordo com as situações; esquecerem-se de si próprios tentando parecer-se com as personagens que encarnavam; e trabalhar em conjunto, como um grupo, para o sucesso de uma peça. Incursões nos bosques da escola e esboços de animais e pessoas eram actividades regulares de BP.

Terminado o liceu concorreu ao Exército e foi aceite como Oficial, para o 13º Hussardos, partindo para a Índia em 1876.

rbp2

Durante muitos anos, Baden-Powell, oficial consciencioso, vai prosseguir, por quase todas as partes onde impera a coroa britânica, uma brilhante carreira, que fará dele, aos 43 anos, o mais jovem oficial - general do Exército Britânico.
Entre os seus feitos militares mais notáveis figuram as campanhas contra os Ashantis e os Matabélés - tribos africanas que se tinham revoltado – dirigidas com um extraordinário engenho e, ainda, o cerco de Mafeking, na África do Sul, onde, durante 217 dias, em inferioridade numérica e em más condições, se defendeu dos Boers, imigrantes de origem holandesa em rebelião contra o governo central.

Desenvolveu técnicas de observação, reconhecimento de pistas e trilhos – daí a palavra SCOUT (batedor), e escrevia artigos para revistas sobre tácticas militares.

Em 1907, realizou na ilha de Brownsea um acampamento com 24 rapazes para experimentar o seu método, que serviu de base ao livro "Escutismo para Rapazes”. Não estava ainda a obra completa e já se começavam a formar grupos de Escuteiros. Foi um êxito! Em menos de dois anos, sem apoio directo, já havia em Inglaterra cerca de 100.000 Escuteiros com cerca de 7.000 chefes.

rbp3

Em 1910, o Rei Eduardo VII propunha a Baden-Powell retirar-se do Exército, para se consagrar exclusivamente ao Movimento que criara e de que continuava a ser o principal mentor. Entretanto, o Escotismo galgava fronteiras, pelo conhecimento dos magníficos resultados obtidos na Grã-Bretanha e Baden-Powell foi nomeado Chefe do Escotismo Mundial, cargo que desempenhou até à sua morte, em 1941.

Em 1937, no Jamboree de Vogelenzang, na Holanda, disse o seu "adeus" aos Escuteiros de todo o mundo. Retirou-se para a sua casa no Quénia, em África, que ele tão bem conhecia, morrendo a 8 de Janeiro de 1941.

Partilhar esta notícia

Queres Ser Guia?

Formulário Queres Ser Guia

O Que Está A Acontecer
WAGGGS

wagggs

Av. Miguel Bombarda Nº 128, R/C Esq. 1050-167 Lisboa   |   Tel.: 217 938 227   |   Fax: 217 938 228   | 
Direitos de autor © 2017 Associação Guias de Portugal. Todos os direitos reservados.