obp1

LADY BADEN-POWELL


Olave St. Clair Soames nasceu a 22 de Fevereiro de 1889, em Dorset-Inglaterra. A sua infância foi quase toda vivida no campo, onde adquiriu um grande amor pelos animais.

No ano de 1912, o pai de Olave, Mr. Harold Soames, levou-a a fazer um cruzeiro pelas Índias Ocidentais. Durante a viagem, veio a conhecer Robert Baden-Powell, que naquela época já era general e tinha 55 anos. Olave contava então 23 anos de idade.

obp2

Quando deixaram a Jamaica, Baden-Powell e Olave estavam noivos e em Outubro do mesmo ano casaram-se, tendo ido em viagem até África. Desde o casamento, Olave começou a interessar-se pelas actividades do marido e em 1916 passou a fazer parte do Guidismo, o qual havia sido fundado em 1912 por Baden-Powell com a colaboração de sua irmã Agnes. No ano de 1916 foi indicada para ocupar o cargo de Comissária Regional de Sussex, onde, devido à sua energia e habilidade, conseguiu organizar uma região modelo, a qual serviu de exemplo às demais regiões inglesas.

obp3

Logo a seguir, em 1918, Lady Baden-Powell foi agraciada com o título de Guia-Chefe da Grã-Bretanha, que ela preferiu ao de Comissária-Chefe, que lhe havia sido outorgado em 1916. Também em 1918, Olave recebeu o "Gold Fish", medalha que só a ela foi concedida, pois é mais importante que o próprio "Silver Fish".

obp4

Na Conferência Mundial de 1930, promovida pela recém-criada Associação Mundial das Guias, realizada em Inglaterra, delegadas de 28 nações elegeram-na, por unanimidade, Chefe Mundial das Guias, título pessoal que lhe foi conferido pelo muito que fizera em prol do Guidismo e que não será atribuído a mais ninguém.

obp5

O ano de 1930 foi escolhido para a celebração da maioridade do Movimento. Durante as comemorações, Sua Majestade o Rei Jorge V conferiu-lhe o honroso título de "Dame Grand Cross of the British Empire". Mais tarde, em sinal de gratidão pelos serviços que o seu marido prestara à pátria, o Rei Jorge VI deu-lhe o direito de morar, durante toda a sua vida, num apartamento de Hampton Court Palace, antiga residência dos monarcas britânicos.

obp6

Em 1972, já não lhe foi permitido, por razões de saúde, participar na 21ª Conferência Mundial, no Canadá. Lady Baden-Powell faleceu a 25 de Junho de 1977, em Hampton Court, em Inglaterra, e foi sepultada em Nyeri, no Quénia, onde repousa junto de BP.

obp7

Partilhar esta notícia

Queres Ser Guia?

Formulário Queres Ser Guia

O Que Está A Acontecer
WAGGGS

wagggs

Av. Miguel Bombarda Nº 128, R/C Esq. 1050-167 Lisboa   |   Tel.: 217 938 227   |   Fax: 217 938 228   | 
Direitos de autor © 2017 Associação Guias de Portugal. Todos os direitos reservados.