“O 22 de Fevereiro é um dia de festa, em que fazemos em pensamento a volta ao mundo.” BP

"A penny for your toughts" (Um tostão pelos teus pensamentos) foi o mote sugerido há 74 anos atrás para uma actividade destinada a ajudar outras guias e a implementar o guidismo pelo mundo, e cujo objectivo e significado se mantém até aos nossos dias. 
No dia 22 de Fevereiro nasceram o fundador das Guias, Lord Baden-Powell (em 1857), e a Chefe Mundial, Lady Baden-Powell (1889). 
Foi este o dia escolhido para que, anualmente guias de todo o mundo pensassem umas nas outras.

No Dia Mundial do Pensamento, as Guias de cada país, além de fazerem uma corrente mundial de pensamentos, põem em prática estes pensamentos na angariação de fundos para ajuda a outras Guias através da Associação Mundial, através do tostão mundial.

Tostão Mundial

“O 22 de Fevereiro é um dia em que se dá e se partilha”BP

pensamento2

Em 1932, na 7ª Conferência Mundial na Polónia surgiu a ideia de que cada Guia poderia oferecer uma contribuição, para além do seu pensamento, como demonstração de amizade e apreço, e também para simbolizar o aniversário dos fundadores. Foi então criado o Fundo do Dia do Pensamento, também designado por Tostão Mundial, e estabelecido como objectivo de aplicação do dinheiro angariado a promoção do Guidismo nos locais onde essa necessidade fosse maior.

Em 1933, a Chefe Mundial das Guias escrevia: “A união dos nossos pensamentos, por si só, não conduz à acção; ela só será um acto positivo na medida em que os nossos pensamentos forem acompanhados de um donativo com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento da amizade a nível mundial”.

Durante os primeiros anos as quantias angariadas foram utilizadas nos países que sofriam os efeitos da Segunda Guerra Mundial e mais tarde para restabelecer as Associações Nacionais de Guias nos países devastados pela Guerra.

Desde essa altura, o Fundo do Dia do Pensamento tem tornado possível a expansão do Movimento pelo mundo e tem sido ocasião para todas as Guias ajudarem outras Guias.

Partilhar esta notícia

Queres Ser Guia?

Formulário Queres Ser Guia

O Que Está A Acontecer
WAGGGS

wagggs

Av. Miguel Bombarda Nº 128, R/C Esq. 1050-167 Lisboa   |   Tel.: 217 938 227   |   Fax: 217 938 228   | 
Direitos de autor © 2017 Associação Guias de Portugal. Todos os direitos reservados.